SIGA

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Sport precisa de cinco vitórias para se garantir na Libertadores

              Ao fim do jogo contra o Atlético-MG, a torcida do Sport não se furtou de gritar em coro o famoso “Eu acredito! Eu acredito!”. A goleada sobre o vice-líder da Série A empolgou. Não apenas pelo placar elástico (4 a 1), mas muito também pelo bom futebol. A segunda vitória seguida do Leão deu novo ânimo ao time. De pronto, os rubro-negros voltaram às contas. Reviraram a tabela de ponta a cabeça a fim de ver as chances de voltar ao G4. A realidade, porém, não é fácil. Com Corithians, Atlético-MG e Grêmio praticamente garantidos, resta apenas uma vaga em aberto para seis equipes (ou sete, incluindo-se o Flamengo). Na teoria, os comandados do técnico Falcão são os que têm a missão mais difícil pela frente.

A começar pelos dois jogos consecutivos que terá fora de casa – maior calo do Sport na Série A. Única equipe que ainda não venceu como visitante (nove empates e seis derrotas), o Leão enfrentará o Palmeiras e o São Paulo, ambos na capital paulista. E dos sete jogos que restam para o fim da competição, a maioria será fora (quatro). Além disso, o Sport terá pela frente cinco adversários que estão no G4 ou lutam para entrar nele e ainda é o time que tem o menor número de vitórias dentre os postulantes à Libertadores (apenas 11).

“Quem sabe a gente não está crescendo na competição na hora certa? Teremos confrontos diretos agora e seguimos atrás das vagas. Poderemos, sim, fazer uma boa apresentação nesses próximos jogos e vamos nos impor mesmo jogando fora”, prometeu o meia Diego Souza. “Nunca falei em G4 nem também em Z4, temos que ir jogo a jogo. Estamos jogando e temos a necessidade ganhar do Palmeiras”, resumiu-se a dizer Falcão.

Em 2007, 2011 e 2013 Fluminense, Flamengo e Botafogo, respectivamente, ficaram no G4 com 61 pontos. Foi o mínimo alcançado por um clube classificado à Libertadores desde que o Brasileirão passou a ser disputado por 20 clubes e por pontos corridos. Para chegar a essa mínima pontuação, o Leão precisaria de cinco vitórias nessa reta final, um aproveitamento de 71%, equivalente, por exemplo, ao do Corinthians, líder do campeonato.

Há ainda a possibilidade de o quinto colocado da Série A se classificar para a Libertadores. Para isso, a equipe que conquistar a Copa do Brasil precisa terminar o Brasileiro dentro G4. Assim, a vaga desse clube para a Libertadores se daria pelo torneio nacional, abrindo-se assim espaço para o quinto colocado do Brasileirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e publicado