SIGA

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

A Coluna: Arcoverde e o show de feriados


Arcoverde demonstra realmente ser uma cidade pra lá de diferente. Tem no comércio e serviços suas principais economias que atraem para cá mais de 400 lotações de quase 30 municípios de Pernambuco e até da Paraíba. Mais de 4 mil pessoas que chegam para se consultar, comprar no comércio, ir à escola, consertar um carro, etc. Paradoxalmente, a cidade que depende exatamente do consumidor nas ruas, nas lojas, consultórios, oficinas, é a mesma que coleciona um leque de feriados que afetam a produção, a circulação de mercadorias e até mesmo a melhoria salarial dos comerciários, que fazem o extra exatamente com as comissões das vendas. Só pra se ter uma ideia da “tranquilidade” econômica da cidade, entre setembro e outubro Arcoverde coleciona nada menos do que cinco feriados oficiais, destes, três são municipais. Segunda-feira, dia 19, é o feriado dos comerciários. Em ano de crise, aonde qualquer venda sempre é bem vinda, fechar as portas de forma tão constante afeta a rentabilidade tanto dos empresários como dos comerciários, mas como descansar é preciso e ninguém é de ferro, afinal existem outras cidades para as lotações e consumidores mudarem de rota e irem em busca de compras e serviços, viva mais um feriadão. Só pra não esquecer, dia 2 de novembro, outra segunda-feira, será de novo feriado, desta vez dos finados.

DROPS
FRUSTRAÇÃO - Na data em que se comemorou o Dia do Professor, o governador Paulo Câmara lançou um pacote de ações para a área, mas esqueceu a sua principal promessa feita durante a campanha e frustrou o professorado: dobrar o salário dos professores. Anunciou construção de escolas na Mata Sul, aquelas destruídas pelas enchentes de 2010 (?) e uma nova plataforma digital de apoio a prática pedagógica.

DESACELERA - O líder do DEM na Câmara Federal, deputado Mendonça Filho (PE), admitiu que o movimento “pró impeachment” se enfraqueceu no curso desta semana após o STF ter sustado o rito processual que havia sido definido pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB) e os líderes de partidos de oposição. Também contribuiu para o enfraquecimento a decisão da bancada do PSB de se afastar do movimento para não ser confundida com a “oposição conservadora” que é feita pelo PSDB, PPS e DEM.

CORTE – Em Ibimirim, a crise não só bateu na porta como entrou pelas janelas e o prefeito do município, Adauto Bodegão (PP), prepara uma série de medidas para estancar a sangria de recursos, já que o município vive basicamente do FPM. Entre elas está o corte de contratados para aliviar o peso da folha de pessoal e tentar terminar o ano com os salários dos servidores efetivos em dia.

REDUÇÃO – O mesmo problema de Ibimirim invadiu a prefeitura de Sertânia, aonde o prefeito Guga Lins se prepara para promover um enxugamento nos gastos de custeio e até mesmo dos prestadores de serviços. A meta é a mesma: garantir a folha dos servidores e a manutenção dos serviços considerados essenciais, como saúde, educação e limpeza urbana.

ELEIÇÃO - A Secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira vai escolher através de eleição direta os novos diretores, diretores-adjuntos e Secretários das Escolas Municipais. Os novos gestores serão escolhidos pelo voto direto dos estudantes matriculados na escola e com frequência comprovada, pais ou responsáveis, professores e demais servidores da educação que atuem na escola. Vai acabar com o QI (Quem Indica).

BARBOSA - Em entrevista a jornalista Mônica Bérgamo, da Folha, Joaquim Barbosa, relator do mensalão, diz votou em Lula em 2002 e 2006 e em Dilma e critica a imprensa brasileira: "imprensa e empresariado brasileiro estão nas mãos de pessoas brancas e conservadoras". “Eu não me arrependo dos votos, não. As mudanças e avanços no Brasil nos últimos dez anos são inegáveis. Em 2010, votei na Dilma”, disse Barbosa.

FERIADÃO – É o que está começando hoje, novamente em Arcoverde, a chegada de mais um feriadão. Com as vendas em baixa, comércio sem movimento e dinheiro curto, a cidade tem na segunda-feira (19) mais um grande final de semana, com tudo fechado em homenagem aos comerciários e a economia parada. A lei que instituiu o feriado em homenagem aos trabalhadores do comércio é de 1986, do governo do ex-prefeito Ruy de Barros Correia Filho.

LEILÃO – Enquanto não chega o prazo final para as filiações partidárias, agora em abril de 2016, alguns chamados pré-candidatos a vereadores em Arcoverde fazem do seu passe um balcão de negócios para tentar receber afagos do governo. Candidatos futuros conversam com um grupo hoje, amanhã estão na reunião de outro e depois tiram fotos para o face com os detentores do poder. Claro, tudo de graça, por mera convicção partidária e por amor a Arcoverde.

BARRACO – Não é de feira livre, e nem do CECORA, mas de candidatas a vereadoras da ala governista que transformaram a Casa James Pacheco, em Arcoverde, em um ringue de palavras nada amenas. É que uma parlamentar teria falado não muito bem de uma pré-candidata, com supostas acusações, que não deixou por menos: saiu dos fundos e foi até a Câmara tomar satisfação. O clima pesou. Resta saber para quem vai sobrar, afinal a pré-candidata é apenas comissionada.

FRASE DO DIA

As pessoas direitas são guiadas pela honestidade. A maldade dos falsos é a sua própria desgraça.
(Rei Salomão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e publicado