SIGA

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Coluna: Zeca e Polo Industrial - uma nova história para Arcoverde


Em um ano de pessimismo, crise, cortes de recursos e desencanto com a política, Arcoverde vai chegando ao final do ano de 2015 com uma das maiores e melhores notícias dos últimos anos, principalmente quando ela vem através da atuação de um deputado federal eleito por ampla maioria dos arcoverdenses, mesmo enfrentando a falta de apoio do governo municipal que ajudou a eleger em 2012 e depois lhe virou as costas. Nos tempos bíblicos isso era traição, mas aqui virou opção (sic). Na manhã desta quinta-feira, dia 22 de outubro, a imprensa estadual, regional e local anunciava que o deputado federal Zeca Cavalcanti conseguiu a apresentação de uma emenda no valor de R$ 60.000.000.00 (sessenta milhões de reais) para a implantação do Polo Industrial de Arcoverde. Quem acompanha política, que vive em Arcoverde há mais de 40 anos, nunca deixou de ouvir do sonho de ter na Capital do Sertão um distrito industrial que atendesse a cidade e a região com a vinda de empresas, indústrias e a geração de empregos para os filhos daquela geração. A geração mudou, os filhos viraram pais e agora podem sonhar de forma mais concreta que aqueles sonhos de seus pais vão virar realidade através de um político que soube ser maior do que os que trabalharam arduamente para derrota-lo nas urnas com foco em um projeto familiar. Assim como assumiu nas ruas durante os oito anos em que foi prefeito e depois candidato a deputado, ele colocou em primeiro lugar o povo de Arcoverde e um de seus maiores sonhos. Aí os pessimistas esverdeados de plantão dizem: mais emenda é emenda e não sai. SAI! O Congresso aprovou o chamado Orçamento Impositivo, que torna obrigatória a execução de emendas parlamentares. Se o então prefeito Zeca Cavalcanti conseguiu dividir a história de Arcoverde em dois grandes momentos a partir de 2005, o deputado caminha para fazer o mesmo a partir de 2016 e mostrar que Arcoverde, e toda a região, sempre estarão acima de tudo, principalmente dos projetos pessoais, concretizando uma promessa que passaram anos embromando. Enquanto alguns tiraram uma campanha eleitoral fazendo promessas vazias e ainda acharam pouco juntaram empresários para vender o que nada fizeram e nada tinham a oferecer (só promessas), num atestado de ineficiência, o deputado demonstrou o que é realmente ter liderança e competência para unir e fazer. Em 2016, Arcoverde volta a reescrever a sua história de progresso, de verdade; de desenvolvimento, de fato. O trabalho começa a voltar.

DROPS

CONTAGEM – Depois de quase dois anos de sua compra, dezembro de 2013, os governistas de plantão comemoram que a prefeitura já asfaltou sete (7) ruas com a nova/antiga usina de asfalto. Ainda tá devendo muito mais ruas para pagar o investimento de quase R$ 2 milhões feitos com a compra da máquina e o tempo que ficou parada pela ineficiência do governo. Enquanto isso, as ruas sem calçamento esperam. PLACAR: das 400 ruas anunciadas agora só restam 393 para asfaltar.

GUERREIRO – Eleito vereador pelo PT de Sertânia em 2012, o médico Orestes Neves (Dr. Orestes) teve como seu maior desafio não as urnas, mas a saúde neste ano de 2015. Enfrentou três cirurgias, escapou de enfermidades que o fez renascer. Nesta quinta-feira recebeu a visita do deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB), do prefeito Guga Lins (PSDB) e do vereador Luiz Abel demonstrando estar em franca recuperação e ficando pronto para 2016.

SONHANDO - Líder do chororô dos prefeitos, o presidente da Amupe José Patriota, que é prefeito de Afogados da Ingazeira, defendeu que a presidente Dilma Rousseff crie uma quota-extra do Fundo de Participação dos Municípios no intuito de que as prefeituras consigam efetuar o pagamento do décimo terceiro. O ex-governador Eduardo Campos criou o FEM que permitiu uma verba extra em 2013 e os prefeitos pernambucanos ficaram sorrindo à toa. Lula também já fez isso.

RETORNO – Depois de ser esculachado em Garanhuns em 2012, quando sonhava em ser prefeito imposto pelo ex-governador Eduardo Campos, o ex-prefeito Antonio João Dourado (PSB), que é irmão do deputado Marcantonio Dourado (PSB) está se movimentando para disputar novamente a prefeitura de Lajedo no ano que vem. João Dourado enfrentará o atual prefeito Rossine Blesmany (PSD), que disputará à reeleição.

ENTREVISTA – Depois de participar da doação de terrenos para empresas em Sertânia que vão gerar pelo menos 150 empregos já a partir de 2016, o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) vai estar hoje de manhã no Programa Notícias Populares, da rádio Itapuama FM. Em pauta a questão do hospital regional, segurança, recursos para Arcoverde, entre outros. A entrevista começa depois das 11h.

TUTELAR - O presidente da câmara dos vereadores de Pesqueira, Sil xucuru e demais vereadores de forma expressiva e de revolta com a falta de respeito com o eleitor Pesqueirense durante a eleição do Conselho Tutelar. Filas em excesso, desorganização e compra de votos (teve isso em Arcoverde?) levou o presidente da casa Anizio Galvão a consultar a comissão jurídica da casa para vê as possibilidades de uma nova eleição.

DESPERDÍCIO – Na capital do Catimbau, a cidade de Buíque, o sonho de poder vem fazendo muita gente viajar na maionese. Faltando ainda um ano para a eleição e cerca de seis meses para o prazo de filiação, já teria político de mandato colocando a banca em leilão. Na onda de quem dá mais, compromissos e princípios ficam para depois dos resultados das eleições. Se bem que, investir em apoio, e caro, a tanto tempo da eleição, é um verdadeiro atestado da falta de competência e dinheiro sobrando. E isso não é só lá, tá pegando pegado em todo lugar.

ALEGRIAS - Além do polo industrial de Arcoverde, o deputado federal Zeca Cavalcanti teve outra boa notícia nesta quinta-feira (22). É que a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei dos Lotéricos. Legislação prorroga por mais 20 anos as outorgas de casas lotéricas celebradas até 15 de outubro de 2013. Cerca de seis mil estabelecimentos de todo o Brasil serão beneficiados. Em recente discurso na tribuna da Câmara, Zeca fez esse apelo a Caixa e a presidente Dilma para que assinasse a prorrogação.

FRASE DO DIA

Líderes não forçam pessoas a os seguir – eles as convidam para uma jornada.
Charles Lauer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e publicado