SIGA

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Banqueiros reabrem negociação com bancários em greve

        Depois de quatorze dias de greve, a força da mobilização dos bancários quebrou o silêncio dos bancos, que finalmente agendaram uma nova rodada de negociação para esta terça-feira, dia 20, às 16h, em São Paulo. Dirigentes sindicais de todo o Brasil já começaram a se deslocar para a capital paulista.

Para a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, a forte greve dos bancários surpreendeu os bancos, que se viram obrigados a retomar as negociações. “Os banqueiros apostaram que o cenário de crise no Brasil iria atrapalhar a greve dos bancários. Mas, ao contrário, nossa categoria mostrou que é de luta e construímos uma das paralisações mais fortes das últimas décadas. Esperamos, agora, que os bancos apresentem uma proposta decente de acordo que contemple as nossas reivindicações, na reunião desta terça-feira”, destaca Suzi, que representa Pernambuco no Comando Nacional dos Bancários.

Foram quatorze dias de greve até que os bancos decidissem retomar as negociações, que estavam interrompidas desde o dia 25 de setembro, quando a Fenaban apresentou a pior proposta de acordo da última década. Os bancários, então, iniciaram uma forte greve no dia 6 de outubro, que em Pernambuco conta com a adesão de 87% dos 12 mil bancários do estado. Em Arcoverde, todas as agências estiveram fechadas até a sexta-feira passada.

A pauta de reivindicações dos bancários foi entregue à Fenaban em 11 de agosto. Desde então, foram realizadas cinco rodadas de negociação sem qualquer acordo em relação ao índice de reajuste e demais itens da pauta. No dia 25 de setembro, os bancos apresentaram proposta de 5,5% de reajuste salarial – que representa perda de 4% em relação à inflação – mais abono pago uma só vez no valor R$ 2,5 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e publicado