SIGA

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Alunos de odontologia de Arcoverde vão ter práticas em Unidades de Saúde

Foto ilustrativa - clínica odontológica da UFPE
          Depois de anos sem perspectiva das chamadas aulas práticas do curso, os estudantes de odontologia que ainda seguem fazendo o curso no campus Arcoverde da Universidade de Pernambuco, ganharam mais uma promessa e sinalização das referidas aulas necessárias a sua formação.

Uma parceria entre a secretaria de saúde do município e a Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco – UPE vai permitir, através de um convênio de práticas nas unidades de saúde, que os estudantes tenham suas aulas (?) práticas nas 22 UBSs do município. O convênio assinado pela secretária de saúde e filha da prefeita, Andréia Britto e a diretora da UPE Garanhuns, Rosângela Estevão Alves Falcão, visa suplantar a carência de aulas práticas dos estudantes. A dúvida não esclarecida na matéria oficial é se as unidades de saúde servirão de laboratórios, pré-clínicas e praticas ao mesmo tempo.

O curso de odontologia corresponde a 6015 horas, das quais 1110 são de aulas práticas. Como preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Odontologia, se faz necessária na formação do cirurgião-dentista generalista, dentre outras coisas, uma considerável carga horária prática que deve ser cumprida em laboratórios, clínicas e no Sistema Único de Saúde (SUS) através de aulas práticas e estágios curriculares. Ou seja, pelo acordo estaria sendo cumprida a última etapa da prática, que é a utilização do Sistema Único de Saúde (UBSs).

A primeira turma de odontologia ingressou no curso em 2011 e até agora não teve nenhuma aula prática. Ainda na época do ex-governador Eduardo Campos, em 2014, foi prometida a entrega de clínicas provisórias em contêiners, fato comemorado como conquista da prefeita do município, mas que nunca saiu do papel. No acordo ficou acertado que enquanto fossem providenciados os prédios definitivos, a clínica-contêiner seria viabilizada até março de 2014. Nada foi feito.

Em outubro de 2014 o novo governador eleito, Paulo Câmara (PSB), confirmou a promessas feita na campanha, e repetida pela prefeita, de que em junho de 2015 entregava o novo prédio da UPE em Arcoverde com os laboratórios e pré-clínicas para a formação dos alunos de odontologia. A obra ainda não foi nem concluída e está quase que parada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e publicado