SIGA

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Agência de Águas mantém vazão de Sobradinho

           Mesmo após o Reservatório de Sobradinho, na Bahia, registrar o menor nível em 42 anos de existência, atingindo 4,96% do volume útil (34,1 bilhões m³), a Agência Nacional de Águas (ANA) decidiu pela manutenção da vazão de 900 metros cúbicos por segundo (m³/s).

A deliberação da ANA, tomada em conjunto com representantes dos estados da Bacia do São Francisco, entidades federais e da sociedade civil, se apoia na esperança de que as chuvas virão no mês que vem – início do período úmido – e deverão se intensificar na Região, em dezembro.

Segundo o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, a decisão foi tomada em cima de análises técnicas que acabaram refutando o pedido dos representantes do setor elétrico que queriam reduzir a vazão de Sobradinho para 800m³/s.

Desde 2013, a bacia do Rio São Francisco vem enfrentando condições hidrológicas desfavoráveis, com vazões e precipitações abaixo da média, afetando os níveis de armazenamento dos reservatórios. Também ficou acertado que a vazão defluente do reservatório de Três Marias, localizado em Minas Gerais, de 500 m³/s, desde 29 de setembro deste ano, será mantida até o fim de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e publicado