SIGA

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

D. Giva: o poder além da sensibilidade e uma história interrompida


Na última sessão da Câmara de Vereadores de Arcoverde levantou-se na tribuna o vereador Luciano Pacheco para destacar o grande papel “humanitário, solidário e bondoso” da prefeita do município, Madalena Britto, em relação a uma mãe, vendedora de carnes no mercado público e que foi simplesmente ignorada em seus direitos e, o pior, em sua saúde.

Dona Giva, por sinal uma mulher simpática, viva, sempre ativa e que, durante 37 anos, fez de seu negócio no quarto box do antigo mercado público, no histórico Beco do Buíque, sua razão de viver e seu meio de vida. Dali, grama por grama, quilo por quilo, arroba por arroba construiu sua vida, a vida de seus filhos, a vida de sua família. Essa mulher sorridente foi atingida pelo mal de todos os males, um câncer, e também, por alguém que poderia olhar com outros olhos: aqueles mesmos olhos que subiam serras, batiam às portas, de voz mansa e serena, humilde, bondosa, a mulher do social.

A gestão dita bondosa “premiou” essa mulher lutadora, que hoje enfrenta a luta pela saúde contra uma grave doença e, agora, também a luta pela sobrevivência, pois foi relocada para o novo mercado de carnes no Cecora, parando em um box “esquecido”, num beco do novo prédio, aonde não vende nem meia arroba de gado já que os fregueses, afora aqueles mais antigos, sumiram, ficam no meio do caminho nos primeiros boxes de carnes, alguns privilegiados.

Falta de compaixão, insensibilidade, desumanidade seriam alguns adjetivos que poderia exemplificar esse mau exemplo do poder público municipal que faz de uma mulher, uma trabalhadora que enfrenta a grave doença, uma vítima da doutrina familiar implantada na prefeitura. Poderia-se dizer que é apenas uma em meio a 50. Com certeza! Mas é uma, é um ser humano, é uma mulher assim como tantas mulheres arcoverdenses que não podem trocar sua casinha por uma casona. Quando idealizou o mercado dentro do Cecora o ex-prefeito pensou no coletivo, mas nunca desprezou o destratou o individual.

Mas, quando de onde menos se espera, veio dela, (Não! Não da “Grande líder”); dela a mulher sofrida, a mulher perseguida, a mulher mãe, a mulher batalhadora, a mulher exemplo de verdade, a mulher verdadeiramente humana, a mulher que na frieza do corte da faca afiada que cruza a carne do gado mostra-se sensível, realmente humilde, e GRANDE, dizendo que todo o mal e todos que a fizeram ou fazem mal, ela “entrega a Deus”. 

Dona Giva disse que vai deixar de vender suas carnes. Vai encerrar sua história de “marchante”, de madrugadeira, nas das boemias, mas da labuta que a fez construir a sua vida, a vida de seus filhos, a vida de sua família. Tudo finda num ato de insensibilidade! Tudo finda! Inclusive o poder...

DROPS

MELHORES – Em novembro o Instituto Senso Eventos promove mais uma edição do prêmio Empresas & Empreendedores 2015, numa homenagem aos que se destacaram ao longo do ano nas áreas de serviços, comércio e indústria, além de personalidades do mundo político local e regional. Esse ano o evento acontece no SESC Arcoverde e terá como grande homenageada sua diretora, Andreia Marquim, que em 2015 comemora os 45 anos do Serviço Social do Comércio em Arcoverde. Uma noite memorável comandada pelo apresentador e colunista Adriano Ferreira.

TIRADA – Uma velha amiga cruzou na esquina e disse que terminou 2015 com um presente da prefeita do município: seu esposo foi demitido após vários anos prestando serviços a municipalidade. Entrou pelas mãos do ex-prefeito (coitada).  O pior é que a amiga tinha certeza de que agora o Governo iria ajudar mais ainda (promessa do Sombra). Mais uma prova do governo sensível (Olha Giva) e soberbo que Arcoverde tem hoje. O que importa são os números. Ou seja, menos um.

CONVITE – Foi o que recebeu, de forma elegante, o novo diretor do Hospital Regional de Arcoverde, o Dr. José Júlio Reis, do vereador Luciano Pacheco (PSD) para ir falar no plenário da Casa James Pacheco sobre os principais problemas e desafios enfrentados pela população que diariamente procura os serviços daquela unidade de saúde e acabam sofrendo mais ainda. Foi convidado para usar a Tribuna Popular no dia 3 de novembro. Será que vai?

TRABALHO – Enquanto o governo municipal em parceria com o Estado deixa o aeroporto de Arcoverde ao Deus dará, o deputado Zeca Cavalcanti (PTB) bateu à porta do Ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, e conseguiu a garantia para a ampliação da capacidade de operação do referido aeroporto. Além de recuperado e modernizado, o local será adaptado às normas da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para operar aviações com capacidade de 72 passageiros.

CHORADEIRA – Considerado os piores meses de arrecadação para os municípios, desde que inventaram o FPM, novembro e dezembro estão servindo de mote para o lamento geral dos prefeitos em todo o País. Em Arcoverde não há o que se reclamar, afinal a prefeitura dobrou a quantidade de cargos comissionados, elevou os salários em 70% em media desses mesmos comissionados e ainda tem uma lita de 500 funcionários contratados segundo documento repassado ao MPPE. Ou seja, crise aqui só mesmo de eficiência.


FRASE DO DIA
O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade.



Albert Einstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e publicado