SIGA

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Proprietários de carros pipa devem parar de retirar água de manancial da Pedra

           Depois de receber denúncias de que proprietários de carros pipa estavam retirando água do manancial que abastece o povoado de Prateado, na zona rural de Pedra (Agreste Meridional), com fins comerciais, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos pipeiros que se abstenham de drenar o manancial. Cabe ao município, segundo a recomendação, fiscalizar o cumprimento dessa medida, coibindo qualquer ato contrário.

“A ação dos pipeiros pode vir a causar prejuízos à qualidade da água que é consumida pela comunidade local, além de acarretar a diminuição do volume em tempo de seca, quando a prioridade é o abastecimento humano e animal”, explicou a promotora de Justiça Sarah Lemos Silva no texto da recomendação.

De acordo com a Política Estadual de Recursos Hídricos, instituída pela Lei Estadual nº 12.984/2005, a água deve ser protegida, utilizada e conservada em padrões adequados para seus usuários atuais e futuros, a fim de se garantir as condições para o desenvolvimento econômico e social, a melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio do meio ambiente.

O texto da lei deixa claro que constitui infração implantar e operar empreendimento relacionado com a utilização de recursos hídricos superficiais ou subterrâneos, que implique alterações no regime, quantidade ou qualidade desses recursos, sem a autorização dos órgãos competentes. A recomendação foi publicada no Diário Oficial de 12 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e publicado