SIGA

sábado, 26 de setembro de 2015

Dilma decide vetar doações de empresas, mas mantém diminuição de prazo para filiação

           A presidente Dilma Rousseff seguiu a decisão do STF e vetou ponto da reforma política aprovada na Câmara dos Deputados que permite o financiamento empresarial a campanhas eleitorais.

Segundo informações da Folha de São Paulo, a petista deixou o decreto presidencial assinado antes de embarcar para Nova York, onde participa da abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

A expectativa é de que seja publicado até a próxima segunda-feira (28) no Diário Oficial da União. Há dúvidas ainda sobre se a presidente vetará ponto que cria janela partidária para as próximas eleições municipais. Ela permite que políticos troquem de partido sem risco de perder o mandato no sétimo mês anterior à eleição. Dilma manteve a diminuição de 1 ano para 6 meses do prazo para filiação partidária de quem queira disputar as eleições.

Segundo a reportagem, na última segunda-feira a petista já havia indicado sua decisão em jantar com o comando do PCdoB. Na reunião, ela disse que não podia ir de encontro com a decisão da Suprema Corte que, na semana passada, declarou inconstitucional normas que permitem as doações empresariais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e publicado