SIGA

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A Coluna: Uma campanha diferente


Até o próximo dia 25 a presidente Dilma Rousseff sanciona a nova lei eleitoral que definiu novos prazos de filiação e mexeu no formato das campanhas eleitorais já a partir de 2016, quando serão eleitos os novos prefeitos e vereadores em todo o País. Entre as mudanças a que reduziu o prazo de filiação partidária para apenas seis meses antes do pleito, no caso dia 2 de abril do próximo ano. A lei também altera a forma de se fazer campanha, mas precisamente na sua duração que será reduzida de 90 dias para 45 dias e no rádio e TV de 45 para apenas 30 dias. A nova lei também acaba com o direito a reeleição. Mudanças que vão dar uma cara nova as campanhas, aliada ao fato da proibição das empresas de contribuírem com os candidatos. Dinheiro pra campanha, só do bolso ou dos amigos. Falando de prefeitos, a notícia que marcou essa semana foi o afastamento do prefeito de Palmerina, no agreste de Pernambuco, por atrasar o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais. Uma decisão do juiz da comarca que serve de exemplo para outras cidades, aonde o prefeito mantém seu padrão de vida e os servidores sofrem sem dinheiro, sem crédito e ficam com o nome sujo na praça. O juiz Francisco Jorge suspendeu também a realização de festas no município a partir da sexta-feira (18). Ele deu o prazo de cinco dias para a vice-prefeita, que assumiu o cargo, apresentar o plano para pagamento de salários atrasados. Em várias cidades o atraso em constante e tem municípios que já há três meses os servidores não veem a cor do seu salário. Seria bom que os outros juízes de Pernambuco seguisse o exemplo do Francisco Jorge.

DROPS

GARIMPO – De olhos nas eleições de 2018, quando vai tentar a reeleição, o deputado estadual João Eudes (PRP) esteve batendo papo com a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto. Em pauta o oferecimento do seu partido para abrigar candidatos a vereador do lado governista que servirão para coligar com as legendas dos outros candidatos, principalmente dos que já tem mandatos.

LEITE – A secretaria de Agricultura de Pernambuco informou que os cortes realizados nas entidades que fazem parte do Programa Leite de Todos não deve-se a extinção do projeto, mas sim a problemas de documentação ou regularização das associações beneficiadas. Segundo o presidente do Copama, Alberto Esteves, em Arcoverde mais de 1.500 pessoas teria sido prejudicadas por esses cortes.

CONVERSA – Apesar de alguns levantarem a tese de uma possível aliança entre o vereador Luciano Pacheco (PSD) e o ex-deputado Israel Guerra, a conversa dos dois não girou em torno de projetos pessoais ou candidaturas, mas sim sobre a união das oposições para “combater a ineficiência e o mau governo” da atual prefeita que prometeu demais e tá fazendo de menos.

ÁRVORES – Pra lembrar que hoje, 21 de setembro, é o dia da árvore, o vereador Luciano Pacheco postou em sua rede social uma foto cobrando da prefeita Madalena Britto o plantio de uma nova árvore em substituição a uma acácia morta há três anos em frente ao prédio da prefeitura. Devido a "agilidade" do governo que anunciou em julho de 2013 que ia plantar 25 mil mudas até 2016, o parlamentar questiona se nesses três anos não deu tempo de plantar nenhuma no local.

FEDENTINA – É o que vem sentido os moradores da Rua Frederico Barbosa Magalhães, no bairro do São Miguel, que tem que conviver com uma galeria à céu aberto escorrendo pela artéria e cruzando a Rua Duarte Pacheco. Quem passa por lá tem que tampar o nariz. A rua, pra quem não sabe foi mais uma das tantas que a prefeita prometeu calçar colocando, inclusive, pedras e material para a pavimentação durante a campanha eleitoral. Passada a eleição, nem pedra, nem material, nem calçamento: só esgoto escorrendo à céu aberto.

ASSUSTADO – Depois de ser forçado pela cúpula do PSB para sair candidato a prefeito de sua terra natal, o deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB) não tem visto com bom olhos e com futuro sua nova campanha para comandar os destinos da prefeitura de Sertânia. É que os primeiros números que o velho cacique sertanejo começou a ver dá vitória tranquila para o atual prefeito, Guga Lins, que caminha para uma reeleição folgada. Nas rodas políticas, dizem que a derrota seria o fim do grupo Ferreira na cidade. Tá caminhando pra isso. 

PERGUNTA: Aonde foram parar as 25 mil mudas de árvores que seriam plantadas em Arcoverde até 2016?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e publicado