SIGA

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Câmara aprova financiamento privado das campanha e o fim da reeleição

         A Câmara dos Deputados aprovou, hoje, por 330 votos, uma emenda sugerida pelo líder do PRB, Celso Russomano (SP), incluindo na PEC da Reforma Política o financiamento de empresas a partidos políticos e doações de pessoas físicas a candidatos. Outros 141 deputados foram contra a emenda e um parlamentar se absteve. Foi uma vitória do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que queria colocar na Constituição a regra da doação privada.

Foi a terceira emenda tratando de financiamento apreciada nesta quarta-feira, 27, depois que os deputados rejeitaram por 240 votos uma proposta da líder do PC do B, Jandira Feghali (RJ), em defesa da doação de pessoas físicas a partidos.

Também foi aprovada hoje o fim da reeleição de presidente, governadores e prefeitos. A aprovação teve o voto favorável de 452 votos contra 19. Se entrar em vigor, a medida valerá para os prefeitos eleitos em 2016 e para o presidente e governadores eleitos em 2018. Nesta quinta-feira, a Câmara deve votar a proposta de ampliar os mandatos de quatro para cinco anos. A tendência é de aprovação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e publicado