SIGA

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Casos de sífilis crescem 30% em Pernambuco

            Pernambuco registrou aumento de 30% no número de casos de sífilis congênita - quando há transmissão de mãe para filho na gestação. Os dados são referentes de 2013 a 2014 e revelam alta de 950 para 1.235 nas notificações. Desse total, 70% estão concentrados em oito municípios: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Goiana e Paulista. Por isso, na próxima segunda-feira, serão estabelecidas metas e ações voltadas para cada cidade.

Entre os desafios a serem superados, a resistência de alguns profissionais da Atenção Primária a realizar o tratamento com a penicilina benzatina, antibiótico mais apropriado para a cura eficaz. Os desafios foram discutidos na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que contou com a presença do secretário Iran Costa.


Por isso, serão cobrados que os oito municípios prioritários realizem o trabalho de conscientização dos profissionais de saúde, para desmistificar o risco das reações adversas. Há também a necessidade da ampliação do acesso e ações para a população sexualmente ativa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e publicado